Foi inaugurado em Santana do Livramento (RS) o que está sendo chamado de o primeiro caminho digital binacional, a integração das redes de telecomunicações entre o Brasil e Uruguai, o primeiro passo para a implantação efetiva do anel óptico entre os países da América do Sul. A rede comum foi resultado de parceria da Telebras com a Anatel, empresa de telecomunicações do país vizinho.
Segundo o ministro das Comunicações,
Paulo Bernardo, que participou na manhã desta terça-feira da
inauguração, "o caminho está aberto para nos conectarmos com os países
vizinhos e assim avançarmos para a grande interligação entre os países
da fronteira".
A integração das redes dos dois países
permitiu a instalação do primeiro Telecentro Binacional da América
Latina em Santana do Livramento (RS), cidade que faz fronteira com
Rivera, no Uruguai. Numa praça comum aos dois países, foi instalado
sistema de wi-fi grátis para atender à população dos dois países. "Com
este investimento", disse Bernardo, "a população da cidade brasileira e
uruguaia tem uma nova forma de lidar com a informação e entra de fato
na era digital".
Com o objetivo de proporcionar ao Estado
uma rede de alta velocidade, serviços de transmissão de voz, dados e
imagem com qualidade, a iniciativa vai integrar as rede de telecom de
Brasil e Uruguai, beneficiando tanto os moradores de Livramento quanto
os de Rivera, cidade uruguaia com a qual faz divisa.
O telecentro funcionará na prefeitura de Livramento e também vai
oferecer cursos de informática à população dos dois países. Os 20
computadores do telecentro, doados pela Caixa Econômica, estarão
configurados com padrões de acessibilidade para os portadores de
deficiência visual.
Fonte: Ministério Das Comunicações


0 comentários:
Postar um comentário